Pokémon e Multiverso - Teoria Extendida

Em nossa post anterior changamos à conclusão de que o anime e os jogos talvez coexistam, e baseado na nossa linha do tempo original chegamos à possibilidade de que o anime ocorra alguns anos depois dos jogos, mas que consequências isso acarretaria? É o que vamos analisar, em ordem cronológica, considerando que o anime se passe em 2011 em vez de 1996.



Cometa Milênio

O Cometa Milênio, introduzido no filme 6, passa na Terra a cada 1000 anos. Se assim considerarmos, significa que a última aparição do cometa foi em 2011, o que também simboliza a semana em que Jirachi desperta (dado confirmado pela maioria das suas descrições na Pokedex dos jogos). Jirachi até hoje só foi obtida por meio de eventos, os quais de certa forma violam o espaço-tempo dos jogos (afinal de contas, em que universo um treinador conseguiria um Shiny Giratina do nada), então nada impede que essa data seja alterada (considerando isso, é praticamente impossível que Jirachi venha a ser obtida em algum jogo de maneira que não envolva eventos).


Primeira Liga Pokémon

De acordo com o primeiro jogo, a primeira Liga Pokémon foi há 150 anos (que é anual), enquanto de acordo com o mangá a primeira Liga Índigo Oficial foi há 24 anos (e ocorre a cada três anos), o que nos leva ao fato de que Ash participou primeiro da Liga Índigo e depois da Liga Johto (que é uma Liga Pokémon). Como? Se considerarmos que o anime ocorre em 2011, que é 15 anos depois de 1996, Ash pode ter participado da 14ª Liga Índigo em vez da 9ª, e a Liga Johto, como ocorre anualmente, ele participou normalmente.


Professores Oak

Foi exatamente o que você leu. Parando para pensar, é complicado de acreditar que o Professor Oak dos jogos seja o mesmo do anime, até por que ele não possui mais aparições nos jogos desde BW, e se considerarmos sua idade no especial Pokémon Origins ele deveria estar bem velho em 2011, o que nos leva ao fato de que o seu primeiro nome nunca foi revelado nos jogos. Imaginem que o que sempre visualizamos era que o Professor Oak era Samuel Oak e que Gary Oak era seu neto (com Blue como seu contraparte nos jogos), mas em vez disso temos o seguinte:


Oak original (jogos) => Samuel Oak (anime) => Daisy Oak => Gary Oak

Isso nos leva a uma linha de pensamento bem simples: o professor Oak estava ficando velho, e entre os eventos das gerações IV e V seu filho, Samuel, se tornou pesquisador como ele, e o substituiu como professor de Kanto (talvez após o seu falecimento). Samuel, por sua vez, teve Blue antes de virar professor, e o deixou com seu pai enquanto seguia com sua jornada (algo que deve ser uma prática normal no mundo Pokémon), e Daisy teve um filho, Gary, durante esse meio tempo, deixando-o então aos cuidados de seu pai, o que fecha o ciclo da família Oak.

Outros pontos nessa parte: Rowan teria tido sido colega do Oak original, portanto, como é de costume, conhecia seu filho, e quando ele se tornou um pesquisador Pokémon passou a ter afinidade com Rowan. O Oak original também seria o que venceu a 9ª Liga Índigo, o que explica por que nunca foi falado no anime sobre essa antiga vitória de Oak. Samuel teria seguido os passos do pai, Blue teria se inspirado na juventude de seu avô (tanto que se tornou Líder de Ginásio) e Gary tem inspiração de ambos tio e avô, o que o fez começar como treinador e virar cientista.

O Primeiro Elgyem

Com a nova datação, chegamos à conclusão de que os Elgyem teriam chegado a Unova aproximadamente em 1961 (50 anos antes de 2011), o que é bem mais próximo do número aproximado fornecido nos jogos (1960) do que quando se considera que o anime é em 1996 (que seria em 1946). Em outras palavras, esse problema se resolve. O mesmo se aplica ao ano de nascimento de N, Caitlin, Bianca, Isis e Cheren por exemplo.


Pesquisa de Mew e a Criação de Mewtwo

Essa já era um teoria elaborada antes, e agora fica ainda mais complexa. A existência de Mew foi confirmada 20 anos antes do anime (quando Jesse tinha 5 anos), o que de acordo com a nova data seria em 1991, enquanto a Madame Chefe ainda era a chefe da Equipe Rocket. Com um fóssil de Mew o qual teve acesso, Dr. Fuji, ao lado de Blaine, teriam iniciado o Projeto Mewtwo de forma independente com base em dados que Blaine obteve por ser um membro da Equipe Rocket. Ao ser criado, Mewtwo escapou e foi para a Caverna de Cerulean, o que nos leva aos eventos do especial Pokémon Origins, mas a teoria não acaba por aqui.


Muitos já devem ter ouvido a teoria de que Giovanni teria roubado a Master Ball na tentativa de capturar Mewtwo. Bom, isso pode não estar tão errado assim. Depois de Blaine ter relatado o poder que Mewtwo tinha, Giovanni, que já era o chefe em 1996, teria se interessado pela criatura, mas ao fim dos eventos do especial teria desistido dele e da própria Equipe Rocket. Três anos depois (1999), nos eventos de GSC/HGSS, a Equipe Rocket tenta retornar, porém fracassa, no entanto não quer dizer que tenha desistido.


Então, 10 anos depois (2009), a Equipe Rocket retorna com Giovanni como seu líder, o que também acarretaria no retorno de seu desejo de obter Mewtwo, no entanto o único conhecido teria sido capturado por Red, então seria preciso criar um novo. Com isso, no ano de 2011, o novo Mewtwo é finalmente criado pelo Dr. John Smith Fuji (o qual não tem relação com Fuji; esse sobrenome é muito comum no Japão), e este é um dos Mewtwo's que conhecemos no anime. O fato é que após a explosão do laboratório, Giovanni teria dado um jeito de recuperar os dados da pesquisa, o que teria criado o Mewtwo do 16º filme, e qualquer outro que possa vir a surgir no futuro.


O Destino de Cyrus

Se considerarmos os eventos dos jogos DP, Cyrus foge deixando Saturn encarregada. Considerando que os eventos de DP ocorrem em 1999, Cyrus teria tido 12 anos para reaparecer e assumir seu posto, fracassando então com seu plano durante o anime em uma série de eventos que levou à sua morte e ao fim da Equipe Galáctica. A única controvérsia a isso é o jogo Pokémon Platinum, em que ele termina preso no Mundo Reverso, mas nada impede que tenha conseguido escapar de lá durante anos que se seguiram para que pudesse continuar com seu plano.


Idade de Brock

Brock teria 15 anos de acordo com o anime, o que faria com que fosse impossível que tivesse lutado contra Red em 1996, já que teria apenas 4 anos. Se levarmos em conta que o Brock do anime faz parte de uma grande família, sendo ele o mais velho de 10 filhos, seria possível imaginar que a família de seu pai Flint também teria sido tão grande quanto. Brock aparenta treinar o seu irmão Forrest para substituí-lo no ginásio um dia; poderia isso ter acontecido a seu pai? E se o pai de Brock na realidade for o segundo filho, e o primeiro, o qual tivesse o nome de Brock, tivesse que deixar o ginásio por algum motivo, deixando-o com Flint até que o pequeno Brock crescesse? Poderia Flint ter homenageado seu irmão pelo grande líder que era dando seu nome a seu filho? Tudo é uma mesma hipótese que não deixa de ser possível.

Idade de Dawn

Um problema similar ao de Brock se encontra com Dawn. Como ela poderia estar presente nos eventos de DPPt em 1999 e também em 2011 no anime? Bom, a solução para o problema é similar à solução de Oak e de Brock. Johanna, sua mãe no anime, nunca teve o nome revelado nos jogos, o que significa que podem ser pessoas diferentes (o que é comprovado pelo fato de que, nos Sketchs japoneses originais, seu nome japonês era Emiko em vez de Ayako, nome da mãe de Dawn no anime). Para facilitar, vamos usar esses nomes japoneses como base, sendo Emiko a mãe da Dawn dos jogos e Ayako a mão no anime:

Lucas e Dawn viveram suas aventuras em DPPt. Como é bem claro, nenhum dos dois podem ser pais de Dawn por que senão teriam de tê-la em até 2 anos. Sendo assim, consideraremos que Dawn possui uma irmã mais velha chamada Ayako (considerem também que Dawn seja a protagonista, já que a semelhança desta com Emiko é bem aparente). Vendo o sucesso de sua irmã mais nova como campeão de Sinnoh, Ayako teria dado o nome de sua irmã a sua filha dois anos depois, o que nos leva aos eventos do anime 10 anos após isso.

Idade de Misty

Porque essas idades são a treva... enfim. A explicação pode ser similar à de Brock, afinal Misty é a mais nova de três irmãs. Nada impede que tenha sido parecido antes, e que a caçula da geração anterior da família tenha sido a líder entre 1996 e 1999, dando lugar às filhas da irmã mais velha em eventos futuros, a qual tenha inclusive nomeado uma de suas filhas em homenagem à Misty dos jogos.

Idade de May

Por quê?!... Bom, ao menos essa é mais simples. May é claramente filha de Norman no anime, o que nos leva ao fato de que Max existe apenas no anime. Neste caso, seria possível que May e Max fossem irmãos mais novos de Brendan/May dos jogos RSE/ORAS, mas por que o nome repetido de May? Homenagens é claro... eu não disse que estaria explicando as consequências da teoria?

Idade de Barry

(Respirando fundo) Esta é uma hipótese triste. Para se considerar que existem dois Barry's, não podemos dizer que houve uma homenagem por que os dois possuem o mesmo pai, Palmer. A única possibilidade a se considerar é que algo aconteça com o Barry original durante os dois anos que se seguem, e que ao ter um segundo filho Palmer dê o nome de seu primeiro como uma homenagem (ou ele é meio pirado e deu a seu segundo filho um nome igual ao do primeiro pra ser fácil de lembrar).

Relação Ash & Red

E por último, a parte que poderia ser julgada mais polêmica, só que não. Red tem 11 anos em 1996, o que nos leva ao fato de que ele teria 26 anos em 2011, e que para ser o pai de Ash teria que ter engravidado Delia aproximadamente aos seus 15 anos, o que seria muito inapropriado para uma história que também é oferecida ao público infantil, e nos faz lembrar de que não existe nenhuma prova de que eles sejam parentes. Conclusão: Red e Ash não possuem nenhum laço sanguíneo, são de famílias diferentes. Isso quer dizer que Red aparecesse no anime e lutasse contra poderia usar seu Mewtwo e lutar sem dó nem piedade. ('-')


Lembrando a todos que esses eventos só são válidos (teoricamente falando) se o anime e os jogos dividirem o mesmo universo com uma variação de 15 anos em seus acontecimentos.

Obs.: Toda imagem e video da Pokémon Battle Master pode e deve ser distribuída, contato que seja distribuída como é, isto é, sem nenhuma alteração. Todas as formas de imagem e video do blog caso distribuídas devem vir acompanhadas de créditos ao blog, exceto no caso das capas de DVDs e dos logos, em que isso é opcional. Itens das tags "Novidades" e "Boatos" não estão incluídos nessa política.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Respostas
    1. No geral também achei. Isso só mostra que as chances dos jogos e do anime pertencerem ao mesmo universo são muito pequenas. Quando se considera os eventos de BW em diante parece que Ash vive em 2011, mas quando se considera também o que vem antes disso parece que é outro universo de tantas discrepancias que surgem.

      Excluir