Pokémon e Multiverso - 5 universos... ou 3

Aqueles que estão habituados com a nossa teoria de multiverso sabem que até o momento teorizamos a existência de 4 universos: o mundo do anime, o mundo dos jogos, o mundo do mangá e o mundo misterioso. No entanto, algumas referências citadas em ORAS nos levam a crer na existência de um 5º universo, ao qual pertenceriam os jogos ORAS.


Essa teoria tem como base fundamental algumas das frases mencionadas por Zinnia durante o Episódio Delta, eventos do especial Mega Evolução I e II e de Pokémon Origins, portanto se não jogou o jogo ainda ou não viu algum desses especiais e não quiser receber spoilers, talvez seja melhor parar por aqui. Se não se importar, é só continuar.

Primeiramente, a frase mais importante de Zinnia neste contexto:

"From generation to generation, we pass along the lore about the distortions in the world borne by the Mega Evolution mechanism. And about the existence of another world, which we have long observed to be just like this one and yet not the same... That's right. A Hoenn region that's almost exactly like this one we live in. Filled with Pokémon and people like us. A world where maybe the evolution of Pokémon took a slightly different path, where Mega Evolution is unknown... A world where that war 3,000 years ago...never happened. A world where the ultimate weapon was never even built."

Agora, em português, para que todos possam entender:

"De geração em geração, nós passamos adiante a história sobre as distorções nos mundo trazidas pelo mecanismo de Mega Evolução. E sobre a existência de outro mundo, o qual nós a muito observamos ser como este e ainda assim não sendo o mesmo... É isso. Uma região de Hoenn que é quase exatamente igual a essa em que vivemos. Recheada de Pokémon e pessoas como nós. Um mundo onde talvez a evolução dos Pokémon tenha tomado um caminho levemente diferente, onde a Mega Evolução é desconhecida... Um mundo onde esta guerra de 3000 anos atrás...nunca aconteceu. Um mundo onde a arma suprema nunca foi construída."

Um mundo igual ao do jogo ORAS porém sem a mega evolução. O que isso nos lembra? A 3ª geração, em RSE. E se a guerra de 3000 anos nunca foi referenciada em nenhum dos jogos anteriores por que na realidade ela nunca ocorreu neles? Sendo assim, o especial Pokémon Origins se passaria neste outro mundo, já que pudemos ver o Mega Charizard X, porém podemos ir mais além...


Quem viu o primeiro episódio do especial da Mega Evolução deve ter notado que Mairin faz uma menção a Ash em sua primeira aparição. Até ai, nada demais. No entanto, no segundo episódio, vemos Alain lutando contra o Mega Rayquaza, evento que é mencionado por Steven durante os jogos ORAS se o jogador tiver o Shiny Metagross de evento no time:

"Hm… You know, seeing that white beauty there that you travel with… I'm reminded of the Legendary Pokémon Rayquaza, said to descend at the Sky Pillar. I once had a chance to see it face to face. Although, it was a long time ago now… The young man who battled against Rayquaza beside me… I wonder whatever happened to him and that black Charizard of his…"

Traduzindo:

"Hm… sabe, olhando essa beleza branca que viaja com você… Me lembro do legendário Pokémon Rayquaza, que dizem descer até o Pilar do Céu. Certa vez eu tive uma chance de vê-lo frente a frente. No entanto, isso foi a muito tempo… O jovem rapaz que batalhou contra Rayquaza ao meu lado… Eu me pergunto o que aconteceu a ele e seu Charizard negro…"


Como podemos ver, isso significa que o anime e o especial são no mesmo mundo, assim como ORAS e o especial, o que quer dizer que ORAS e o anime se passam no mesmo universo! Parando para analisar o que Steven disse, pode-se dizer que os eventos em ORAS ocorreram bem depois dos acontecimentos atuais do anime, mas considerando os dois como os mesmos, o que nos leva ao fato que só deve existir uma May, existe uma grande probabilidade de May salvar o mundo 2 anos no futuro!

Ok, deixando a última viajem de lado, só tem um problema: a controvérsia.

Em maio de 2014, Toshinobu Matsumiya confirmou a cronologia dos jogos ao dizer no Twitter: RB=RSE->GSC=DPPt->BW->BW2=XY. Isso nos leva ao fato que todos esses jogos se passam no mesmo universo, e que XY ocorre no mesmo universo que RS. Com isso, o universo de RS não pode ser o mencionado por Zinnia, afinal de contas, a guerra aconteceu 3000 anos atrás de acordo com XY, o que nos devolve a estaca zero... ou quase.

É inviável dizer que o universo mencionado em ORAS seja o mesmo de RSE, mas ainda é plausível (para não dizer quase incontestável) que ORAS e o anime se passam no mesmo mundo, porém com uma variação temporal de um para o outro.


Em breve, com a chegada do próximo filme, é possível que o multiverso receba algum esclarecimento, e isso talvez nos leve a uma conclusão definitiva sobre a linha do tempo. No entanto, isso nos leva uma última possibilidade: Se os jogos pertencerem a um mesmo universo, e o anime pertencer ao universo de ORAS, seria possível que o anime e os jogos realmente fizessem parte do mesmo mundo? Poderia o início do anime ter acontecido 14 anos depois do início dos jogos por exemplo? (o que repararia a falha temporal do momento da descoberta dos Elgyem)

Acho que já vi alguma referência que dizia de forma oficial que o anime os jogos não pertencem ao mesmo mundo, mas não consigo me lembrar e nem achei, portanto pode ter sido apenas uma especulação de outro fã.

Obs.: Toda imagem e video da Pokémon Battle Master pode e deve ser distribuída, contato que seja distribuída como é, isto é, sem nenhuma alteração. Todas as formas de imagem e video do blog caso distribuídas devem vir acompanhadas de créditos ao blog, exceto no caso das capas de DVDs e dos logos, em que isso é opcional. Itens das tags "Novidades" e "Boatos" não estão incluídos nessa política.

Comentários
1 Comentários

Um comentário: