Teoria de Datação - A História Pokémon Recente (Errado)

Simplesmente, vamos combinar o anime e os jogos, e explica-los em uma linha do tempo única. Vão notar que tudo realmente se encaixa. Não irei ficar colocando os links de teorias referenciadas durante o texto; em vez disso irei citar a parte importante e deixar todos os links no final.

Essa é uma grande teoria, mas que vai fazer vocês verem Pokémon de uma maneira completamente diferente do que jamais viram. A idéia desse post advém da Teoria da PIXAR. Agora vamos ao que interessa.

Ano do Anime:

Em outras palavras: se alguém no anime perguntasse "Em que ano estamos?" qual seria a resposta? O Mundo Pokémon possui um número horas por dia diferente do nosso, mas como pode ser se ele é o nosso mundo depois de 60 milhões de anos? Pois bem, nada impede que a queda do meteoro que trouxe os Mew e quase extinguiu a raça humana tenha sido forte o bastante para des-acelerar a Terra, passando a ser por exemplo 40 horas por dia.

Mas voltando ao ponto, em que ano eles estão? No episódio 20 ("O Fantasma do Pico da Donzela"), é dito que houve uma guerra em Kanto 2000 anos atrás. Durante o filme 8 ("Lucario e o Mistério de Mew") que também ocorre em Kanto, também é mencionada uma guerra 2000 anos atrás, a qual Sir. Aaron cessou. Ambas são a mesma guerra, e são um marco na história do Mundo Pokémon.

Sendo assim, vamos datar como se as aventuras do anime ocorressem exatamente 2000 anos após a guerra. Para facilitar a compreensão temporal, vamos considerar esse como um evento histórico de extrema importância, e considerar que Ash começou sua jornada no ano 2000.

Ano nos Jogos:

Primeiramente com o ano em Pokémon Red/Blue, como referência inicial. O principal cientista na criação de Mewtwo, o Dr. Fuji, sobreviveu à explosão em New Island, e partiu dos destroços pouco depois que Mewtwo foi embora com Giovanni. É importante frisar que antes disso, Dr. Fuji era casado com Ágatha, que se divorciou dele quando viu que ele estava obcecado em trazer a filha deles, Amber, de volta a vida com a clonagem. Posteriormente ela se tornou uma das líderes da Elite Quatro de Kanto.

Dr. Fuji foi gravemente ferido, o que lhe impedia de fazer grandes percursos. Da maneira que pode, ele foi até Lavender Town (esperando que Ágatha surgisse por lá a procura de algum Pokémon fantasma), onde seguiu sua vida normalmente. Anos depois, durante os eventos de Red/Blue, Red vai até a casa dele, onde ele é conhecido apenas como Sr. Fuji. Sendo assim, deduz-se que o anime ocorre anos antes dos jogos. Mas quanto tempo? Exatamente no ano de 2010.

O Professor Carvalho já possui 50 anos no ano 2000, o que significa que ele não poderia ter envelhecido muito mais até o ponto dos jogos. Neste mesmo ano, o Professor Carvalho já possuía Gary como seu neto, mas Blue e Daisy já haviam nascido, só que tinham pais diferentes dos de Gary (os quais talvez ainda estivessem vivos até o dado momento) e por isso não estavam vivendo em Kanto com o professor.

Se cada ano Pokémon equivale a um ano e meio nosso, o Professor Carvalho já possui meados de 75 anos durante o anime, e 10 anos depois teria 90 anos, o que é possível considerando que no mundo Pokémon os melhores hábitos alimentares ajudariam a prolongar a vida. 15 anos do nosso mundo também são suficientes para que o Dr. Fuji possa ter envelhecido até se tornar Mr. Fuji (de 50 a 65 anos, por exemplo). RBY ocorrem ao mesmo tempo que RSE, sendo assim Red e Brendan começaram sua jornada em 2010. GSC ocorre ao mesmo tempo que DPPt, que é exatamente 3 anos depois de Red. Sendo assim, Ethan e Lucas começaram sua jornada em 2013.

Agora nos deparamos com um Paradoxo... ou talvez não. Existem Iris, Cheren e Bianca em Black/White, assim como existem no anime. Para que tudo seja conexo, eles não podem ser os mesmos. É por que realmente não são. Os Iris, Cheren e Bianca do anime são na realidade os pais dos Iris, Cheren e Bianca dos jogos (sendo eles Iris II, Cheren II e Bianca II). Para que isso seja aceitável, eles deveriam ter envelhecido o bastante para terem filhos de 10 anos. Sendo assim, considerando que eles tivessem seus filhos aos 20 anos, e que Iris tem 10 anos no anime, seriam necessários 20 anos, ou seja, Hilbert começa sua jornada em 2020, 7 anos depois de Ethan e Lucas.

Encerrando esta parte da Teoria, Nate parte de Aspertia City 2 anos depois de Hilbert, o que quer dizer que Nate começa sua jornada em 2022.

Resumo de datas:

Treinador
Início de Jornada
Ash
2000
Red
2010
Brendan
2010
Ethan
2013
Lucas
2013
Hilbert
2020
Nate
2022

É triste, mas se pensarem bem isso explica por que o Professor Carvalho não está presente nos jogos desde a 5ª geração. Eles ocorrem 30 anos do nosso mundo depois de Ash, o que quer dizer que ele estaria com 105 anos do nosso mundo, ou seja, ou estaria muito des-habilitado, ou talvez nem estivesse mais vivo.

Essa é uma base cognitiva para analisar o anime e os jogos como um só. Em breve irei postar a continuação desta teoria, explicando os eventos de cada um dos jogos em relação ao anime (com exceção dos eventos de Red/Blue, os quais já foram explicados). Por enquanto, o que acham desta teoria? Conexa?

Fontes:
Pokémon Battle Master: Pokémon e Astronomia - Ash
Pokémon Battle Master: Agatha é a mãe de Amber?!
Pokémon Battle Master: Mundo Pokémon - Origem Científica
History of the Pokémon world - Bulbapedia, the community-driven Pokémon encyclopedia
Timeline of events in the anime - Bulbapedia, the community-driven Pokémon encyclopedia

Atualização (27/11/2013 - 13:18): Apesar das teorias serem bem rígidas, a idade do Professor Carvalho combinada à grande diferença de idade do Dr. John Fuji e de Mr. Fuji, é claro que os dois são pessoas diferentes, e considerando os outros deslocamentos de tempo, é nítido que Ash e Red viveram suas aventuras no ano 2000, porém em linhas do tempo diferentes. Para a linha do tempo corrigida e aperfeiçoada, clique aqui.

Obs.: Toda imagem e video da Pokémon Battle Master pode e deve ser distribuída, contato que seja distribuída como é, isto é, sem nenhuma alteração. Todas as formas de imagem e video do blog caso distribuídas devem vir acompanhadas de créditos ao blog, exceto no caso das capas de DVDs e dos logos, em que isso é opcional. Itens das tags "Novidades" e "Boatos" não estão incluídos nessa política.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Anônimo4/8/13

    "des-acelerar' a Terra, passando a ser por exemplo 40 horas por dia"
    acho que o certo não é des-acelerar, e sim, 'acelera' pois 40hs, e mais que 24 hs, se fose des-..., deveria reduzir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, por que para o dia durar 40h em vez de 24h, a Terra tem que girar mais lentamente, fazendo o período de dia e noite durar mais que normal.

      Excluir
  2. Anônimo14/8/13

    Sua Teoria é fraca pelo fato de que a Terra gira por causa da força gravitacional do sol. Para que ela girasse mais de vagar, ela teria que se distanciar do sol e ter uma órbita maior. Isso faria com que a Terra saísse da chamada "Zona Habitável" do Sistema Solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu argumento é inválido. Vênus é mais próximo do Sol do que a Terra, e ainda assim sua rotação e translação são mais lentas que as da Terra, levando 243 dias terrestres pra se fazer um dia, e 583,92 dias terrestres para dar uma volta ao redor do Sol.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Vénus_(planeta)

      Excluir