Quando houve guerra? Quem lutou?

Esta teoria se refere aos diálogos ditos por Lt. Surge durante as gerações 1, 2, 3 e 4 dos jogos:

"Hey, kid! What do you think you're doing here? You won't live long in combat! That's for sure! I tell you kid, electric Pokémon saved me during the war! They zapped my enemies into paralysis! The same as I'll do to you!"

"Hey, you little tyke! I have to hand it to you. It may not be very smart to challenge me, but it takes guts! When it comes to electric Pokémon, I'm number one! I've never lost on the battlefield. I'll zap you just like I did my enemies in war!"

Essas frases são bem conhecidas pelos teóricos que dizem sobre a possível guerra que teria ocasionado a morte da maioria dos adultos antes da primeira geração, porém há mais algumas frases sobre ele que tem sido desconsideradas por eles, ditas na 3ª geração pelo Fame Checker:

"I tell you, kid, electric Pokémon saved me during the war!"

"When I was in the Army, Lt. Surge was my strict CO. He was a hard taskmaster."

"Lt. Surge was always famous for his cautious nature in the Army."

"Lt. Surge is rumored to have been a pilot while home in America. He used the electricity generated by Pokémon to power his plane."

O que essa frases nos dizem em conjunto? Lt. Surge era um Comandante do exército americano especializado em ataques aéreos, cujos aviões eram energizados por Pokémon elétricos. Ok, muitos desses trechos podem ser mencionados na maioria das teorias, mas há uma frase da 1ª geração cujo significado pode ter passado despercebido:

"Ten-hut! Welcome to Vermilion Gym! Will you look at that, a pint-size challenger! Hahaha! You've got big and brassy nerves to take me on with your puny power! A Pokémon battle is war! I'll show you civilian! I'll shock you into surrender!"


A maioria pode pensar nessa frase como um sentido figurado, mas basta pensar em filmes de guerra que você tenha visto. Ninguém que luta em guerras fala nela em tom de brincadeira, e muito menos faria a comparação de uma batalha esportiva com a guerra. O que poderia levar Lt. Surge a comparar batalhas Pokémon com a guerra?

Quem jogou Pokémon X ou Y deve ter visto as cenas da guerra de 3000 anos atrás. A guerra mostra praticamente apenas Pokémon lutando, assim como a guerra de 2000 anos atrás que envolveu Lucario e Sir. Aaron. Mas o que isso significa? Como é explicado na versão japonesa do primeiro filme de Pokémon, os Pokémon brigam por seu território quando sentem que está ameaçado, o que resulta em uma batalha Pokémon. Em outras palavras, em uma grande disputa territorial, os Pokémon batalhariam ao lado dos humanos para proteger seu território.

Agora chegamos à grande questão: se houve uma guerra envolvendo humanos e Pokémon, quando foi e quem lutou? Primeiramente, se Lt. Surge é americano e está vivendo em Kanto, que faz parte da nação principal, sabemos que a nação principal e os EUA eram aliados nesta guerra. De acordo com a teoria do multi-verso e linha do tempo, o mundo Pokémon é bem parecido com o nosso, tanto que o primeiro homem na lua em Pokémon ocorreu no mesmo ano que no nosso mundo (1969).

Sendo assim, a guerra que Lt. Surge menciona deveria ter ocorrido no nosso mundo também, mas a última guerra em que o Japão se envolveu foi a segunda guerra mundial, que terminou em 1945, tornando Lt. Surge novo demais para ter participado dela. Sendo assim, chegamos a uma conclusão: a guerra mencionada só ocorreu no Mundo Pokémon, mas ocorreu.

Lt. Surge, assim como Fantina e uma turista em Lumiose City durante os eventos de XY, provam apenas a existência de 2 nações no Mundo Pokémon: a principal e os EUA, além da Guiana introduzida na Origem de Mewtwo. Por que não a França e o Japão nos últimos dois casos? Por que na versão japonesa (que é a principal) Fantina tem sotaque em inglês, e a turista também fala inglês. Em outras palavras, o Japão e os EUA existem no mundo Pokémon, mas em uma escala diferente do que em nosso mundo, e a massa a direita de nosso mapa poderia ser facilmente os EUA.


Agora o ponto principal: quando foi o guerra? Lt. Surge tem fisicamente no máximo 40 anos, o que faz com que a guerra só possa ter acontecido a no máximo 22 anos. Essa guerra também deveria ser relativamente recente, mas nem tanto por haver heróis de guerra, então vamos dizer que tenha sido no mínimo a 5 anos. 1978-1995 é a faixa de tempo que pode ter havido a guerra.

Para que Spencer Hale não tivesse ido à guerra, o ano fim tem que ser reduzido para 1985. Considerando as outras guerra e o incrível poder Pokémon em batalha, a guerra só pode ter durado um ano ou dois, então a nossa faixa é na realidade a faixa dos possíveis anos em que ela ocorreu. Cortamos assim, 1978, 1981 e 1984, pois nestes anos houveram Ligas Pokémon. Nossas possibilidades agora são apenas 1979, 1980, 1982, 1983 e 1985.

1985 e 1980 interfeririam com a maioria dos nascimentos do anime, então isso tira mais dois anos de nosso lista. 1979, 1982 e 1983, são as possibilidades, o que nos faz retirar 1983, por interferir no nascimento de Amber, Cheren e Bianca no anime. Restando apenas 1979 e 1982, escolhemos 1979, pois assim Brock e Tracey não teriam vivido este tempo de guerra.

Sendo assim, a nossa teoria é: a Guerra Mundial Pokémon ocorreu em 1979, e teve os EUA como participante. A grande questão que ficará no vácuo é: contra quem estavam lutando? Se no mapa acima levarmos Hoenn para o Sul de Kanto, haverá um grande continente vazio restante, totalizando 3 super-nações: Japão, EUA e mais esta. Seria este o rival?

Obs.: Toda imagem e video da Pokémon Battle Master pode e deve ser distribuída, contato que seja distribuída como é, isto é, sem nenhuma alteração. Todas as formas de imagem e video do blog caso distribuídas devem vir acompanhadas de créditos ao blog, exceto no caso das capas de DVDs e dos logos, em que isso é opcional. Itens das tags "Novidades" e "Boatos" não estão incluídos nessa política.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Anônimo16/12/13

    Curiosamente, 1986 é o ano em que houve a explosão de Chernobyl.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16/12/13

    E cadê as novas capas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que voltaria a faze-las quando minhas provas acabassem. Tive tempo de escrever essa teoria na faculdade, mas meus arquivos dos projetos das capas estão no meu computador de casa. Minha última prova é amanhã, então amanhã as capas serão retomadas. Há um contador abaixo do blog.

      Excluir
  3. Eu não acho que a Fantina seja dos EUA. Ela é um pouco teatral e extravagante demais pra ser americana (?), na minha opinião. Eu diria que ela é da Inglaterra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ela tem até seja, mas não há nenhuma comprovoção da nacionalidade, e por outro lado é oficial que Lt. Surge é americano, por isso não considero imediatamente que haja Inglaterra a menos que haja alguma menção real.

      Excluir