Pokémon, Darwin e Leitura Mental - Ditto

Como todos sabem, Ditto é um Pokémon especial. Além de Mew, ele é o único Pokémon que possui o gene MRF-D. Mas para quem não viu os outros posts, o que é esse gene? O MRF é o gene que permite a mudança de forma, presente em outros Pokémon como Deoxys e Giratina. Já o MRF-D permite que o indivíduo se transforme em qualquer coisa que desejar.


Agora, como esse gene funciona? É o que vamos explicar. Primeiramente, considere que Ditto não possui praticamente nenhum gene com exceção do MRF e do MRF-D (dado que ele não possui mais nada além do movimento Transform). Vamos dividir a transformação de Ditto nas etapas Física e dos Movimentos.

1 - Transformação Física
Como já foi visto no anime, Ditto é capaz de se transformar não apenas em Pokémon, mas em qualquer coisa que vê, como um livro ou um canhão. Então como ele é capaz de assumir essas formas? A mutação física de Ditto é similar à de um camaleão. Ditto tem como sua origem um Mew ruminante, que não conseguia ficar em um único lugar, e então precisava manter a habilidade de transformação, para se adaptar a qualquer lugar e ambiente.


Camaleão disfaçado. Fonte

O resultado disso é um Pokémon que pode ser encontrado em todas as regiões do mundo, e que utiliza seu poder de se transformar para poder se misturar em qualquer sociedade Pokémon ou humana, fazendo com que esse fosse o único gene útil em sua reprodução. Em outras palavras, a seleção natural criou Ditto, o Pokémon que só precisa se transformar para sobreviver.

2 - Transformação de Movimentos
Isso é uma questão um tanto mais complicada. Como um Ditto faria para saber como usar os movimentos de seu adversário? Uma vez assumindo a forma física do Pokémon completamente, Ditto pode executar os movimentos dele se os conhecer.

O ponto é que quando Ditto usa o Transform, uma sub-habilidade que não é muito nítida para nós é usada: a leitura-mental. Dois Pokémon da mesma espécie e do mesmo nível podem ter movimentos diferentes, então a leitura mental é a única maneira de saber quais os movimentos que o adversário possui.


Movimentos e aparência. É tudo o que Ditto copia de seus adversários. Mais faltou mencionar um fator.

3 - Transformação Reprodutiva
Se Ditto copia o outro em 100%, como ele é capaz de se reproduzir com esse outro? Basta se lembrar do Ditto de Duplica. Lembra que ele não era capaz de mudar o próprio rosto? Isso significa que Ditto são capazes de fazer transformações parciais. Isso significa que Ditto seria capaz de assumir a forma do sexo oposto do Pokémon com quem vai se reproduzir, tendo noção de quais são as diferenças do macho para a fêmea baseado em explicações dadas pelo próprio 'parceiro' (lembrem-se que Pokémon se comunicam entre si).


4 - Reprodução dos Ditto
Agora, uma questão um tanto polêmica... Ditto + Ditto = Ditto? Não. Então como ele se reproduz? Ditto é um ser unicelular, que possui basicamente os genes MRF e MRF-D. Conclusão: Ele se reproduz por meio de Mitose, assim como as células no nosso corpo, porém isso só ocorre depois de muito tempo.

Se Ditto são constantemente capturados por treinadores para reprodução, como os Ditto se mantém? Simples. Os Ditto que ficam tão na Day Care se replicam, e essas replicas (que não possuem treinador) fogem da Day Care e voltam para a natureza. Com esses Ditto, mais os que se reproduziram dessa forma na própria natureza, os Ditto podem sobreviver.


Então é isso. Ditto são geneticamente possíveis nas leis de nosso mundo, isto é, se você considera a leitura de mentes possível.

Fontes:
Pokémon Battle Master: Pokémon e Darwin - Pokémon Humanóides
Pokémon Battle Master: Mundo Pokémon - Origem Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário