Pokémon e História - O Mundo Pokémon

Há muito tempo não faço um post de Teoria que seja para comprovar algo, como os que fiz no começo. O foco desse post não é provar se podia ser real, mas sim provar que faz sentido, que é parcialmente o que foi feito no post de "Pokémon e Biologia - Mewtwo".

Já muitos sites debatendo como teria sido a origem do Mundo Pokémon, por isso irei narrar a história baseado na Bulbapedia, ou seja, nas lendas do anime, dos jogos e dos mangás. Vamos começar.

Obs.: Não se esqueçam que "Universo Pokémon" se refere a tudo o universo do anime, dos jogos e dos mangás, enquanto "Mundo Pokémon" se refere apenas ao planeta em que as histórias se passam.


Universo Pokémon:
O Universo Pokémon foi criado por Arceus. No início não havia nada, exceto um único ovo, que chocou dando viva a Arceus, o primeiro Pokémon. Arceus criou Dialga, Palkia e Giratina, e deu a Dialga e Palkia a habilidade de controlar o tempo e o espaço respectivamente. Giratina partiu para outra dimensão (o Mundo Reverso) e passou a controlar a anti-matéria.

Com a criação do Universo Pokémon, estrelas, planetas e outros corpos celestes se formaram. O Mundo Pokémon surgiu dessa forma, assim como vários outros planetas. Enquanto o mundo ainda se formava, Arceus criou Azelf, Uxie e Mesprit para criar Vontade, Conhecimento e Emoção respectivamente, coisas presentes em todos os humanos atuais e Pokémon.

Mundo Pokémon:
Groudon e Kyogre surgiram, e começaram a criar a terra e os oceanos respectivamente (supõe-se que já havia água e terra, mas em menor quantidade, e eles começaram a expandir o tamanho do planeta ampliando a quantidade de terra e água). Em determinado ponto, os dois começaram a lutar (provavelmente por que um invadiu o território do outro, o que explicaria lagos e ilhas), mas sua luta foi interrompida por Rayquaza, que habitava a camada do ozônio, e havia surgido quase no mesmo tempo que eles. Os dois foram postos para descansar, e então a vida começou e se surgir (possivelmente nessa época a população do planeta era composta basicamente do Pokémon Mew em enorme escala).

Depois disso, Regigigas começou a mover a terra criada por Groudon, possivelmente unindo as massas de terra e criando continentes inteiros (uma referência às Placas Teutônicas). Regigigas então criou Regirock, Regice e Registell, possivelmente como guardiões dele (como mostrado no anime) e de seu trabalho, já que cada um deles é feito de um dos tipos de material mais presente em extensões de terra:
- Pedra: presente em desertos (areia), florestas (com a terra) e parte das cavernas
- Gelo: pólos
- Metal: maior parte das cavernas (metais, minérios e metais preciosos)

Tudo o que vem depois não tem mais relação com a formação do planeta. A história mencionada em "Pokémon: O Filme 2000" que diz que Moltres e Articuno seriam "a fonte de todas as águas do mundo", e que isso seria parte da explicação dos fenômenos estranhos, foi uma alteração feita pela 4Kids. Na realidade a cena era ainda maior, e era uma longa explicação química e puramente teórica do por que aquilo estava acontecendo (afinal Oak é um cientista, e não iria se basear em lendas para explicar um desastre natural).

Em outras palavras: Quando analisar a história do Universo e do Mundo Pokémon, deve usar as lendas de Hoenn e Sinnoh como base. Mas então como era antes de Hoenn e Sinnoh serem criadas? Bem, até onde tudo indica, havia outra origem para o Mundo Pokémon.

Mundo Pokémon (originalmente):
"Pokémon" seria uma realidade alternativa à nossa, onde os japoneses venceram a 2ª Guerra Mundial usando manipulação genética, e criando os Pokémon para usá-los como armas de guerra. Depois de vários anos, os Pokémon se misturaram aos humanos, e então o Mundo Pokémon surgiu.

Como muitos sabem, existem diversas aparições de animais em Pokémon, mas só até a 5ª temporada, a última temporada antes de Hoenn. A existência desses animais é plausível considerando que o Mundo Pokémon seria outra versão da nossa Terra.

Mas como explicar os Pokémon Pré-Históricos? Eles seriam versões igualmente alteradas dos animais pré-históricos, e provavelmente teriam sido os primeiros Pokémon feitos. A falta de uma justificativa plausível para a existência deles pode ser o que tenha levado eles a mudar a origem do Mundo Pokémon.

A origem dessa teoria é a frase dita por Lt. Surge nos jogos originais de Pokémon, em que ele dizia: "Vou te contra garoto, Pokémon elétricos me salvaram durante a guerra!". Isso sugere que houve uma guerra, e que poderia ser a 2º Guerra Mundial.

Esse teoria não é aceita hoje por contas das lendas de Hoenn e Johto, e também não foi muito aceita na época pois Surge é muito novo para ter participado da 2ª Guerra Mundial (a menos que o anime e os jogos se passassem poucos anos depois dela, mas nossa tecnologia não era tão avançada quanto em Pokémon).

Portanto é oficial: as histórias de Hoenn e Sinnoh são as únicas verdadeiras no Mundo Pokémon quando se considera a mitologia.

Resultado:
De acordo com uma entrevista recente, pudemos confirmar que o Mundo Pokémon não é o nosso, o que desqualifica a teoria do "Mundo Pokémon originalmente", e declara como verdadeira a do "Universo Pokémon". Isso comprova essa teoria.

Fonte:
Humanos comem Pokémon? Tire suas dúvidas em entrevista com o produtor da franquia - Nintendo Blast

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Anônimo5/4/13

    E o deoxys ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surgiu no espaço. De "Mundo Pokémon" em diante, nos referimos especificamente ao planeta Pokémon, mas o que se diz antes disso se refere a todo o universo, abrangendo Deoxys, que surgiu em outro planeta.

      Excluir