Histórias Antigas - Paradoxo

Muitos devem conhecer as questões Paradoxais e do multi-verso. Para quem não conhece eu vou explicar: a melhor forma de traduzir isso é com a Teoria do Caos: "O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque.".

Em termos de tempo, isso significa que uma mínima mudança na história pode causar uma seqüência de alterações em cadeia. Mas o que isso teria haver com o Mundo Pokémon? Já se perguntou por que o anime, os jogos e o mangá não se entrelaçam? Por que eles vivem no mesmo universo e ainda assim não incapazes de co-existir? Já pensou na teoria do multi-verso para isso, mas nunca deduziu como essa divisão teria ocorrido?

Vamos explicar tudo por meio da história, que verdadeira ou não, trará uma luz ao grande mistério do Multi-Verso Pokémon.

Tudo começou 50 anos antes de Ash sair em sua jornada, no ano de 1947. Uma nave tripulada por um grupo de Elgyem pairou sobre a Terra. Neste momento, a nave perdeu o controle, e com uma possibilidade de 50% de fracasso, o tempo gerou as duas possibilidades. Em um universo, os Elgyem caíram em Unova, e no outro eles conseguiram retornar para casa.


Universo da Fuga:
Neste universo eles se salvaram, mas não por muito tempo. 13 anos depois, em 1960, a missão dos Elgyem de visitar a Terra se repetiu, e desta vez eles não tiveram a mesma sorte. A nave caiu no mesmo deserto em que ameaçou cair da última vez, e isso causou um alvoroço no meio científico, que desta vez contava com o Professor Oak, um prodígio de 14 anos.

Oak parou sua pesquisa que envolvia catalogar todos os Pokémon na sua próxima invenção, a PokéDex, para poder pesquisar sobre as origens misteriosas dos Pokémon (principalmente a Panspermia), e com o tempo também se interessou sobre a relação Pokémon-Treinador, o que o distanciou do Projeto PokéDex, fazendo com que anos depois tivesse que encarregar vários treinadores de faze-lo.

Apesar disso, neste universo, Oak veio a se tornar um treinador, e até a vencer a primeira Liga Índigo. Suas atitudes, hábitos e vida familiar influenciaram na vida dos habitantes de Pallet, onde vivia, e isso causou uma segunda brecha dimensional no ano de 1985, quando uma mulher ficou no limite entre engravidar ou não, o que resultou nisto ter acontecido em um mundo e no outro não. Sua filha se chamou Green, e isso criou outro universo.

Universo com Green:
E eis que o efeito borboleta assola de uma maneira devastadora. A existência de Green, com toda a influência que seus pais causaram à linha do tempo ao terem que cuidar dela, influenciaram no nascimento, nas intenções, e até no nome de diversas pessoas no decorrer da história. O universo em que os Elgyem fugiram e que Green nasceu é o Universo do Mangá.

Universo Sem Green:
Pelos mesmos efeitos que o universo com Green, porém ao contrário, o desenvolvimento de todo o mundo ocorreu de maneira alterada. Este universo é o Universo dos Jogos.

Universo sem Fuga:
No outro universo, em que os Elgyem caíram, Oak tinha apenas 1 ano, e não se envolveu com as pesquisas sobre o espaço e as origens dos Pokémon. Como nunca se distanciou do Projeto PokéDex, dedicou toda a sua vida a ele, causando o efeito borboleta em Pallet novamente, não sendo um treinador Pokémon por tanto tempo, e também tendo terminado o projeto antes de 1997.

As influências de Oak no meio científico por meio de sua invenção interferiram no mundo em geral, e o resultado foi o mundo que conhecemos como o Universo do Anime.

Uma curiosidade é que a viajem na tempo de Ash durante o 4º filme ocorreu apenas no Universo do Anime, já que este já era um universo a parte com sua própria linha do tempo, e a existência ou não de Ash está ligada à existência ou não da PokéDex, já que foi Ash quem mostrou a PokéDex final para o Professor Oak durante o filme 4. Isto é o Paradoxo de Bootstrap, e foi o que permitiu a existência de Ash; a geração espontânea de Ash ou do PokéDex, seja lá qual tenha originado o outro.

Baseado na linha do tempo Pokémon.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. acho confuso esse paradoxo de algo que aconteceu no passado foi porque acontecerá no futuro, e se um deles não acontece, o outro também não
    isso me lembra umas histórias dos vingadores e dos x-men

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É confuso com certeza, mas essa é a única parte da história que não é teórica. Isso realmente fica implícito no filme 4. O Ash e o Pokedex são dependentes existenciais.

      Excluir