TPP é ameaça contra todos nós!

Recentemente fui informado por meio de um post Anônimo que a recém planejada Parceria Transpacífica, ou TPP (Trans-Pacific Partnership), ameaça a propriedade intelectual, e envolve os países EUA, Canadá, Chile, México, Peru, Vietnam, Singapura, Japão, Brunei, Malásia, Austrália e Nova Zelândia.

E como isso nos afeta? Apesar de afetar muito mais esses países, a TPP irá além de ameaçar a liberdade na rede, criminalizar praticamente qualquer tipo de cópia na web. Isso significa que, devido aos filmes, especiais e DVDs disponibilizados atualmente, a PBM pode correr o risco de deixar de existir.

E mais... Com essa parceria abrangendo Japão e EUA, os filmes e episódios de Pokémon (assim como de todos os outros animes) não poderão ser partilhados pela internet, e consequentemente, não chegarão ao Brasil até que as dubladoras os tragam.

No caso de Pokémon significa que teremos que esperar uns 2 anos a mais do que o normal, mas outros animes nem sequer poderão ser assistidos aqui, já que muitos nem mesmo saem do Japão.

Todos os blogs de anime, todos os sites de hospedagem, até nossos próprios Facebooks,... tudo é ameaçado por esta parceria. Nós aqui no Brasil não podemos fazer nada para impedir isso, mas se você conhece alguém que vive nos EUA e que está disposto a ajudar, o site do Tecmundo (link abaixo) vem com instruções do que essa pessoa pode fazer para ajudar. Agradeço a todos que leram isso até o fim. Espero que possamos fazer alguma coisa.

Fonte:
Conheça a TPP, a grande ameaça contra a internet

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. O que é isso? Minhas fanfics estão seguras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não sei se elas estarão seguras. Se foram satíricas contam como paródia, e assim estão protegidas pela lei, mas contendo histórias sérias baseadas no anime, elas se tornam violação de propriedade intelectual, e podem estar ameaçadas.

      Excluir
    2. Não, são histórias baseadas nos jogos e no mangá mesmo. Pelo menos eu tento não seguir nenhum padrão do anime há bastante tempo...

      Excluir
    3. Não faz diferença se é baseado no anime, nos jogos ou no mangá, há violação de propriedade intelectual. Disse do anime apenas como uma referência.

      Excluir
    4. Já andei pesquisando sobre isso e já estou completamente informado do que ou não devo fazer. Valeu :D

      Excluir
    5. Anônimo18/5/13

      Não existe nada que nós, do Brasil, ou até mesmo pessoas de outros países, possamos fazer quanto a essa parceria?

      Excluir
    6. Não nós no Brasil, mas quem mora em um dos 11 países pode. Como eu disse no último parágrafo, está tudo especificado no site do Tecmundo, cujo link está no fim do post.

      Excluir
  2. Anônimo20/5/13

    Pera um pouco ai. Com base em que fonte vocês podem afirmar e concluir que tal fato, afetará o tempo que o anime levará para chegar ao Brasil? E que ideia é essa de "não chegarão ao Brasil até que as dubladoras os tragam"?

    O que tudo isso tem a ver com a TPP gente?

    Só corrigindo, não são as "dubladoras" (estúdios de dublagem) que solicitam os episódios. No caso de Pokémon, o Cartoon Network americano importa os episódios, e distribui em suas filiais pelas Américas. Essas por sua vez enfim contratam o serviço dos estúdios de dublagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando disse "não chegarão ao Brasil até que as dubladoras os tragam" quis dizer que só poderemos ver os episódios quando já estiverem dublados, e foram exibidos pelo CN. Isso tem haver com a TPP por que a maioria hoje baixa os episódios em japonês legendados, coisa que não poderá ser feita se a TPP for firmada.

      Por isso levará mais tempo para chegar aqui, por que normalmente o episódio chega menos de uma semana depois de ter sido lançado no Japão, legendado em comunidades de fansub, e agora vamos ter que esperar até que o CN exiba, pois os fansubs não terão mais como obter os episódios em japonês.

      Sem querer ser grosso, mas tente interpretar o texto antes de tentar desmenti-lo, por que perguntar "O que tudo isso tem a ver com a TPP gente?" foi praticamente ignorar o que a comunidade Pokémon é hoje.

      Excluir
    2. Anônimo21/5/13

      Acho que tem mais gente que precisa saber interpretar o que lê, antes de criar hipóteses e sair divulgando o que acha que vai acontecer.

      Excluir
    3. Se a TPP for aprovada, isso VAI acontecer. Não é hipótese, é fato, interpretação dos dados. Volte a conversar quando puder levar a conversa a um nível universitário, ok?

      Excluir