Pokémon e Estrutura Multi-Dimensional - Unown

Ah, Unown... o Pokémon mais desvalorizado de todos. Tratado como lendário no anime, facilmente capturável no jogo. Ser de outra dimensão, mas que pode ser achado em várias cavernas. Por quê isso? Hoje, trarei uma luz para explicar quem realmente é Unown (não se esqueçam de que tudo aqui são teorias baseadas em fatos, porém não há nada comprovado).


Agora por partes, com as dúvidas mais comuns por ordem de interpretação.

Aonde vivem os Unown?
Obviamente vocês sabem que os Unown vivem em um "Mundo Unown", mas considerando que todos os mundos tem sua posição, como foi mostrado no filme 12 (Pokémon - Arceus e a Jóia da Vida), aonde fica o Mundo Unown? Simples, ele é todo o resto.


O Eixo Tempo-Espaço, como mostrado no 12º filme

Talvez vocês se lembrem que durante o filme 10, logo no começo, foram mostrados diversos Unown sem jogados para longe durante a colisão entre o Mundo Espaço e o Mundo Tempo. Para que isso acontecesse, o Mundo Unown deveria estar entre eles ou próximo a eles. O ponto é que o Mundo Unown é toda a massa escura. O Unown corresponde ao que a ciência chama de Matéria Negra, ou seja, aquilo que existe onde nada existe, a personificação do nada.


Unown sendo jogados longe em seu mundo


Resolução, Exposição e Nitidez ampliados para melhor visualização.

O que veio primeiro? O Alfabeto ou os Unown?
Obviamente foram os Unown, já que estão presentes desde que Arceus criou a Estrutura Multi-Dimensional do Universo Pokémon, como a Matéria Negra desse universo. Quantos Unown existem? 28? Certo. Quantos existiram? Confuso? Os Unown são a origem de todos os alfabetos, e não apenas o latino. Portais para o Mundo Unown levaram os humanos a conhecê-los, e a usar suas formas como linguagem. A prova disso está no filme 3, onde são vistos Unown de letras não latinas. O tempo fez os Unown obterem novas formas, "evoluírem", assim como os dialetos.


Unown de formatos incomuns.

Alguns desses Unown incluem as letras gregas σ (sigma minúsculo), Σ (sigma maiúsculo), Π (pi), Ω (omega) e Ȣ (ou); as letras russas Я (ya) e Ю (yu); e a letra Cirílica б (be).

Por que Unown são tão fracos?
Unown são considerados fracos por possuírem apenas um ataque (Poder Oculto), mas a questão é: por que esse ataque? O Poder Oculto usa as forças da essência do Pokémon (no caso do Unown, a Matéria Negra) para atacar, o que o torna individual para cada Pokémon. Esse é o único golpe que ele pode aprender por que de certa forma, ele é o golpe, já que usa a Matéria Negra como força, e essa é o próprio Unown.


Vários Unown usando Poder Oculto

Por que Unown são tão fáceis de achar se vivem fora do nosso mundo?
Os Unown estão em toda parte do lado de fora dos mundos, por isso sempre há Unown a beira de entrar aqui. Uma vez aqui, Unown preferem ficar em ruínas. Por quê? Por que são sempre escuras, e a escuridão é essência de todo Unown. Por que não cavernas comuns? Por que cavernas comuns estão cheias de Pokémon, os quais rompem o silêncio, uma das essências da escuridão.


O que os torna tão importantes?
Imagine um mundo sem escuridão. A primeira vista parece bom, mas a ausência total dela significa a total obliteração de toda a matéria. Com a existência apenas da luz, tudo o que existe seria consumido por ela e destruído. A escuridão é uma das essências do universo, e no Mundo Pokémon, também é responsável pela movimentação dos 6 mundos conhecidos (Mundos Arceus, Mundo Espaço, Mundo Tempo, Mundo Reverso, Mundo da Realidade e Mundo dos Fantasmas (abaixo do nosso)), o que torna Unown o responsável por manter toda a existência em funcionamento constante. Em outras palavras: Unown é a mais importante criação de Arceus, o mecânico dimensional, a linguagem das espécies, e a principal essência viva do Mundo Pokémon.

Eles serão mencionados novamente no anime?
Provavelmente sim. Como todos devem saber, a 6ª geração se baseia na Mitologia Nórdica da Yggdrasil. Yggdrasil é composta por 9 Mundos, então ainda falta alguns mundos para nos apresentarem, e consequentemente, há chances dos Unown aparecem. É claro, a mitologia da 6ª geração pode estar ligada ao Multiverso em vez das Multi-Dimensões, e se for assim, os Unown passarão longe de aparecer, mas não como há como ter certeza, ainda mais pelo fato de o Mundo Pokémon até hoje ter provado não possuir Multiverso (filmes 4 e 12).

Trivialidades sobre Unown:
- É o Pokémon que mais possui sprites até hoje;
- Ele já apareceu em dois filmes ("Pokémon 3 - O Feitiço dos Unown" e "Pokémon - O Pesadelo de Darkrai") e em dois episódios ("Quem é esse Unown?" e "Viagem para o Desconhecido!");
- Ele é o único Pokémon até hoje a possuir uma média de status exatamente igual a 56;
- Todos os seus status são iguais a 48 (HP, Defesa, Defesa Sp. e Especial) ou 72 (Ataque e Ataque Sp.);
- Na 2ª Geração, devido às letras Unown serem escolhidas pelos IVs (Valores Individuais) do Unown, somente os Unown I e V podiam possuir forma Shiny.


Fontes:
Unown (Pokémon) - Bulbapedia, the community-driven Pokémon encyclopedia
Alternate dimension - Bulbapedia, the community-driven Pokémon encyclopedia
Dimensions - Bulbapedia, the community-driven Pokémon encyclopedia
Hidden Power (move) - Bulbapedia, the community-driven Pokémon encyclopedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário