Pokémon e Sociedade Oriental - Joy e Jenny

Neste post, irei esclarecer por que existe uma Enfermeira Joy e uma Guarda Jenny em cada cidade do mundo Pokémon.



Problema 1: Como podem haver pessoas tão parecidas ao redor de todo o mundo?
Problema 2: Como todas podem possuir o mesmo nome?!
Problema 3: Por que apenas Unova possui Joy e Jenny diferentes?

Solução: Apesar de parecer difícil, até que é bem fácil de explicar, começando pelo problema 2: Joy não é o nome, é o sobrenome, como é revelado no episódio "A Enfermeira Joy dos Pokémons de Água". Quanto às Guarda Jenny não é o sobrenome, como pode-se notar já que Jenny é um nome, mas não é nome delas, é o nome do grupo delas, Jenny, as Guardas Jenny; todos se referem a elas como Jenny ou Guarda Jenny como termo de profissão, do mesmo jeito que nos referimos a um oficial de polícia desconhecido como Guarda ou Policial.

Agora em relação ao parecer, é pelo fato de serem todas da mesma família, como é dito na Bulbapedia, e a roupa de enfermeira/guarda e o corte de cabelo adotados em Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh e nas Ilhas Laranja as tornam praticamente iguais, apesar de possuírem diferenças, que já foram apresentadas por Brock certa vez no anime. A roupa e o corte de cabelo devem ser como um uniforme, um estilo que deve ser adotado pelos funcionários. Não é difícil imaginar todos os membros de uma família em um mesmo emprego no Japão, ainda mais se ela pertencer à família, pois empresas familiares são muito comuns (empresas como Sony são familiares).

Já em Unova o visual delas muda, tanto das Joy quanto das Jenny. Isso pode ser explicado por um simples fator geográfico: Como foi dito por Trip no primeiro episódio de "Pokémon - Branco e Preto", Kanto é considerada em Unova como uma área rural. Pelo visto não é apenas Kanto, e sim todo o conjunto de regiões que apareceu antes da 5ª geração, pois como pode-se ver no mapa global que aparece bem no começo da temporada, nenhuma delas fica perto de Unova, pois não estão nem no mesmo lado do globo, e foi necessário pegar um avião para ir até lá.

Sendo assim, esse lado "rural" pode ser visto por Unova da mesma forma que os EUA vêem o Brasil, ou seja, eles só vêem o lado rural e pobre, enquanto existe um lado rico, apesar de menor, como LaRousse City que aparece no filme 7. Mas o ponto é que, como uma área que se considerada mais avançada, Unova deixa suas funcionárias terem um visual mais despojado, como um corte de cabelo menor e uma roupa mais leve.

Conclusão: Considerando que a família Joy e as Jenny podem ser proprietárias do negócio de Centros Pokémon e do serviço policial global, podem sim haver Joy e Jenny ao redor de todo o mundo, por mais que sejam parecidas.

Fontes das imagens:
Joy: http://www.pokemonmythology.110mb.com/viewpage.php?page_id=127
Jenny: http://ligapokemonbestwishes33.blogspot.com.br/p/delegacia-pokemon_08.html
Joy e Jenny novas: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário