O que é?

TCG é a sigla de Trading Card Game, ou Jogo de Troca de Cards. Esta é a sigla que vem modificando o comérico de card games pelo mundo afora, impulsionado pela mania Pokémon ! Para quem estava apenas a par dos CCGs (Collecting Card Games, ou Jogo de Coleção de Cards) tais como Magic, Spellfire e outros, Pokémon chegou para debulhar. Com regras mais simples do que o conhecido Magic, Pokémon TCG traz toda a magia do mundo pokémon para uma divertida batalha... de cards ! O que pode parecer bobo, a primeira vista, mas um jogo pode se tornar emocionante devido as escolhas que cada jogador faz em relação aos cards que possui durante o jogo. O jogo, lançado no Japão pela Media Factory e nos EUA pela Wizards of the Coast, aparece no Brasil com versões em português e versões em inglês.
(apenas poucos meses antes do lançamento da série em português) por importação da Devir, conhecida pela distribuição de muitos RPGs pelo Brasil afora. O jogo é composto de várias séries :

O jogo é simples : cada jogador, com seu deck (baralho) de 60 cartas devidamente selecionadas entre Pokémons e evoluções (utilizadas para as batalhas em si), energias (para a utilização dos ataques dos pokémons) e treinadores (cartas que ajudam a se montar a combinação Pokémon-energias rapidamente e de boa forma), luta contra um outro jogador, onde a vitória se consegue pela compra de prêmios (cards bônus pelo nocaute de um pokémon adversário), fim de pokémons adversário (o adversário não têm mais pokémons disponíveis) ou mesmo o fim do baralho do adversário (quando o adversário não tem mais de onde "comprar" cards). O jogo, em si, tem boas lembranças das regras de Magic, mas com algumas mudanças bem características, como por exemplo a utilização de energias diretamente em um pokémon, e não manas para todas as cartas. Regras específicas podem ser vistas aqui, nas regras oficiais do jogo.

Outro fator importante é o preço do jogo. Os cards custam aproximadamente 7,50 reais o "booster" (pacotinho com cartas novas que visam a mudança dos decks tradicionais) e 31,50 o "deck" (baralho pré-construído, pronto para jogar, mas geralmente ruim), tendo já chegado a preços exorbitantes como 30 reais o booster e 100 reais um deck. Todos os cards são importados, sendo em inglês, japonês ou português, por isso o preço elevado. O recomendado a iniciantes é que se compre um deck pré-construído e 4 ou 5 boosters, com isso indo mudando o deck pré-construído pouco a pouco.


Liga Pokémon no Brasil
É isso mesmo - o Campeonato mais famoso de TCG do mundo chegou ao Brasil ! Não pela Wizards, mas pela Devir, a distribuidora exclusiva dos cards pokémons no Brasil. A Devir, que apostando no tremendo sucesso dos cards por aqui, começou uma nova fase de marketing, começando ao abaixar os preços dos decks e boosters, e agora a liga Pokémon !

O sistema é relativamente simples - ao se inscrever em uma das lojas participantes da liga por todo o Brasil (ver lista em www.devir.com.br, seção Pokémon), o jogador recebe um livro com as instruções do campeonato, com o relativo resumo e páginas referentes as cidades já conhecidas do mundo Pokémon dos jogos pokémons (de Pewter até Veridiana). Cada página contém uma tabela com 100 quadradinhos, cada um valendo 10 pontos, onde após a finalização de uma tarefa, que vai desde comparecimento à liga até trazer um amigo para participar, ou após uma batalha pokémon (jogo de TCG) um juiz autorizado marca os pontos referentes na tabela. Ao completar-se 250 pontos ganha-se o card promocional da cidade e aos 500 pontos ganha-se a insígnia da cidade. Cada cidade "dura" 6 semanas, logo, só poderam mudar de cidade aqueles que pegaram o card, a insígnia E após passar as 6 semanas de duração da cidade. Quem não conseguir fica naquela cidade até completar os pontos necessários.

Para os moradores de São Paulo, as chances são várias - têm lojas cadastradas em 15 locais diferentes, incluindo a própria Devir, as 3 Forbidden Planet entre outras ! Nas principais capitais do Brasil também tem. Paga-se uma quantia de 3 reais para se inscrever na liga e cada dia do campeonato tem duração média de 2h e meia. Os dias acontecem uma vez por semana com dias e horários definidos por cada loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário